Oracle BIEE – Treinamento Básico – BD

Rápido treinamento teórico: Ferramenta Oracle BIEE!  Primeira Parte.🙂

Vamos, a seguir, iniciar o nosso treinamento na ferramenta Oracle BIEE. Na primeira aula vamos aprender a como fazer consultas usando o Aswers. Vamos lá…

 

Criando Uma Consulta

Tela de apresentação do ORACLE BIEE. Deve-se digitar o nome do usuário e senha previamente cadastrados no RPD – Repositório de Dados do BIEE desenvolvido no BIEE Administration.

A próxima tela a ser apresentada, irá depender de qual ferramenta esta configurada para apresentação inicial. Nesse nosso exemplo, iremos considerar a apresentação direta da tela do ANSWERS, que permite a criação dos Relatórios/Visões.🙂

A figura acima apresenta a tela inicial do ANSWERS. Observemos que, existe uma área chamada de SUBJECT AREA, que irá conter os assuntos previamente definidos pelo Arquiteto Administrador do BIEE. Tais assuntos podem associados aos DATA MARTS de consulta. Em nosso exemplo, temos na subject área de consultas, o ‘data mart’ SH, que contém informações sobre o esquema SH, criado para demonstração da ferramenta. Em nossa prática, usaremos outro data mart, conforme a disponibilidade.

Quando clicamos no assunto (subject) desejado, a tela a seguir é apresentada:

Usaremos essa tela, para o desenvolvimento das nossas consultas. Para tanto, a ferramenta oferece uma série de recursos. Antes, porém, vamos entender o que nos é apresentado.

Na esquerda, serão apresentadas todas as Dimensões e Fatos que compreendem o assunto desejado. Nesse nosso exemplo, estamos vendo a Dimensão CALENDAR, que corresponde à Dimensão Tempo. Quando clicamos no + ao lado da Dimensão, conforme implícito em uma hierarquia tipo arvore (tree), as colunas que compõe a Dimensão Calendar são apresentas e estão à nossa disposição para as consultas desejadas. Para que a coluna desejada seja incluída na consulta, basta um simples ‘click’ e ela será enviada para a nossa área de desenvolvimento, à direta na tela, conforme o nosso exemplo. Em suma, para que construamos a nossa consulta, basta selecionar as colunas desejadas, clicando nas mesmas, e verificando o seu envio para a nossa área de desenvolvimento. Em nosso exemplo, selecionamos as colunas CALENDAR MONTH DESC, CALENDAR MONTH NAME da Dimensão CALENDAR, a coluna PROD CATEGORY da Dimensão PRODUCTS e a coluna AMOUNT SOLD(000) do Fato SALES.

A ordem em que as colunas são dispostas na nossa área de desenvolvimento, corresponde à seqüência em que aparecerão em nossa consulta. Podemos se necessário, reordenar as colunas na nossa área de desenvolvimento, clicando e arrastando (clicking and dragging) a coluna para a posição desejada. Em nosso exemplo abaixo, clicamos e arrastamos a coluna Prod Category para frente das colunas da Dimensão CALENDAR:

Podemos, ainda, adicionar filtros para que a nossa consulta não fique muito extensa, ou para vermos apenas um determinado tipo de situação. Em nosso exemplo, iremos limitar a nossa consulta aos últimos 12 meses. Podemos criar o nosso filtro no momento de nosso desenvolvimento, ou usar filtros previamente salvos em nossa aplicação. Esse nosso exemplo irá usar um filtro anteriormente salvo. Para tanto iremos usar a opção filtros, à esquerda de nossa tela onde se encontra o data mart SH, sob a opção FILTERS vamos expandir o folder SH, e clicar em Most Recent 12 Months. A caixa de dialogo para aplicação dos Filtros Salvos será apresentada:

Esse filtro foi criado e salvo em um folder compartilhado, de forma a poder ser usado por outros usuários. O Filtro usa uma variável definida como tendo o valor da identificação do maior número do mês, a qual foi criada no repositório do metadados do Oracle BI, para garantir o seu sincronismo com os dados. Click OK para adicionar o filtro.

Click na aba Advanced. A aba Advanced pode estar disponível a apenas alguns usuários específicos, uma vez que apresenta informações mais técnicas. A área do XML define a query de consulta (inclusive os formatos do gráfico, se existir). A área SQL define o conteúdo das queries de consulta. Observe que qualquer query ou ferramenta de geração de relatório pode ser, via conexão ODBC, enviada ao BI Server, da mesma forma que o ANSWERS faz. Verifique a requisição XML que define a visão e o SQL lógico que será enviado para a consulta.

A requisição XML define toda a análise, incluindo o SQL lógico e as visões para a query. O SQL enviado (área SQL) contém apenas o SQL lógico que será enviado para o Oracle BI Server, para processamento. Note a coluna alias saw_X, que foi automaticamente adicionada. A edição do SQL lógico irá mudar as definições da consulta.

Conforme dissemos antes, podemos adicionar um filtro diretamente no desenvolvimento de nossa consulta. A seguir, os passos para tal.

Na aba Criteria, usando o painel de seleção de colunas, adicione Channels > Channel Desc tem nossa query.

Na coluna Channel Desc, click no botão correspondente ao Filtro para adicionar um filtro nessa coluna. Na caixa de Dialogo do Create/Edit Filter, clicar no link All Choices para mostrar todos os valores da coluna. Pode-se, também, limitar a lista de escolha, usando um string no Menu Drop-Down Match.

Verifique que operador para o filtro esta como “is equal to / is in” (Igual a / esta entre). Ao adicionarmos o conteúdo da coluna Direct Sales, estamos dizendo: “todas as linhas cujo conteúdo da coluna seja igual à Direct Sales”. Para criar o filtro, click OK.

O filtro será adicionado ao já existente.

Click o botão Delete na coluna Channel Desc para eliminar a coluna da consulta, pois, apesar de estarmos filtrando pelo conteúdo dessa coluna, ela não precisa aparecer em nossa consulta.

Outra forma de criar esse filtro seria pressionar a tecla CTRL e clicar na coluna cujo conteúdo será filtrado, que a mesma caixa de dialogo para criação do filtro aparecerá. Proceder da mesma forma descrita acima.

Click na aba Results para ver o resultado da consulta.

Retornando à tela de desenvolvimento ( aba Criteria) iremos remover o filtro da coluna Channel Desc , clicando o botão X no filtro, conforme figura abaixo:

Até a nossa próxima aula!🙂

10 Respostas to “Oracle BIEE – Treinamento Básico – BD”

  1. Carlos Says:

    Cara…

    Gostei bastante da sua aula sobre o OBIEE, gostaria de saber se tem outras ou apenas esta do seu blog.

    Abraço,

    Carlos

    • Carlos Alberto Lorenzi Lima Says:

      Fala Carlão, tudo bem?

      Tenho mais aulas para publicar aqui no posto. Estou com a segunda parte quase no final… acho que até sexta agora eu publico.

      Se você tiver duvidas ou precisar de qualquer outra informação sobre o BIEE, é só perguntar que, se eu não souber, vou atras.

      Obrigado.
      Lito

  2. Mauricio Says:

    Boa tarde. É possível mesclar informações entre as áreas de assunto? Por exemplo, tenho duas áreas: Movimento e Saldo estoque, uma consta informações sobre saídas de remédios e a outra sobre estoque, preciso criar um único relatório que mescle informações sobre saídas e estoque mas infelizmente não estou conseguindo.

    • Carlos Alberto Lorenzi Lima Says:

      Mauricio, bom dia!

      Aparentemente, se entendi bem, é possível sim. Basta que os dois fatos tenham as mesmas dimensões (conformed dimension) e você coloque as dimensões e os fatos em uma única pasta na area de apresentação.

      Será que entendi direito a sua duvida???

      Abs.

      Lito

      • Mauricio Says:

        Os dois fatos não possuem as mesmas dimensões e a estrutura de campos são, pelo menos a maioria, diferentes (campos a mais e nomenclaturas diferentes). Ouvi dizer que o OBIEE não permite o cruzamento dos cubos, com excessão da União, Intersecção e Diferença (botão de combinação) quando todos os campos são idênticos, isso é verdade? Você conhece algum local que disponibiliza apostilas referentes ao OBIEE? Sou servidor público e estou aprendendo a trabalhar com a ferramenta “na marra”, compraram a licença da mesma mas não disponibilizaram cursos. Obrigado pela ajuda.

  3. Victor Says:

    Lito, aprendi bastante com sua aula, poderia disponibilizar outras?

    Muito obrigado

    Victor

  4. Fabio Says:

    Boa tarde Lito.
    Estou procurando informações de utilização do Oracle Bi Mobile. Será que pode me ajudar !?
    Para que eu possa utilizá-lo em um dispositivo móvel como Ipad e Iphone, ele servirá somente como “auxílio” para visualizações de relatórios, por exemplo, gerados no EE?
    Não tenho o EE na empresa em que trabalho, na verdade não temos nenhum software de BI aqui. Como fiz uma pós nessa área, mas foi mais para desenvolvimento utilizando teorias de Fuzzy, Redes Neurais, Algoritimos Genéticos e tal, fico meio perdido com as ferramentas já “prontas”.

    Onde posso buscar maiores informações.

    Por favor, poderia me responder por e-mail tb ?

    Grande abraço e o Blog está mto bom!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: