Profissionais de DW e BI – Melhorando Habilidades

Para bons desenvolvimentos, as equipes de DW e BI precisam de sagacidade no Negócio, habilidade interpessoal, e competência na comunicação. Algumas dicas úteis para crescimento e sucesso na profissão.

Baseado no texto de  Warren Thornthwaite – Kimball University

 

Uma simples e superficial  ‘olhada’ nos pontos de fracasso de um sistema comum de DW e BI nos mostra um padrão: a parte mais difícil para uma equipe, é o entendimento dos assuntos relacionados ao Negócio, e como tratar as interações cruzadas na empresa. Os desafios se tornarão até mais comuns porquanto os sistemas de DW/BI evoluam em um componente do ambiente de TIxz, debilitando ainda mais a visão de Negócios.

Historicamente, PROJETOS de DW/BI eram dirigidos pelas pessoas visionárias que eram familiarizadas em negócios e tecnologia. Eles entendiam o potencial de uma melhor  perspicácia nos negócios, e eram motivados a ajudar a equipe de DW/BI na entrega das soluções. Como sistemas de DW/BI ficaram comuns, as equipes são agora freqüentemente compostas de pessoas com uma orientação mais técnica. Esta mudança, por si só, não é ruim, mas quer dizer que equipes de DW/BI precisarão ‘construir habilidades’ para fortalecer a compreensão dos requisitos do negócio, além de um fortalecimento nas relações com os usuários do negócio.

Vamos ser claros aqui; Não que toda a equipe deva fazer um MBA, mas todos na equipe devem desenvolver uma compreensão básica de como a empresa trabalha, como trabalhar bem com outras pessoas de diferentes habilidades e como se comunicar mais eficazmente por escrito, e em reuniões de negócios e apresentações. Este artigo apresenta conselhos em como melhorar as habilidades em todas as três áreas, para um crescimento profissional.

Construa sua compreensão de Negócios

Para melhor entender negócios, devemos, em primeiro lugar, conhecer a empresa onde trabalhamos, consultando sua documentação. Relatórios anuais, planos estratégicos, planos de marketing, e documentos que nos ofereçam uma visão, sólida e perspicaz, de seus negócios, oportunidades e desafios. Porém, sem um conhecimento básico sobre negócios, você poderá não entender o real valor das informações constantes nesses documentos. Felizmente, existem muitos recursos prontamente acessíveis para ‘ganhar’ esta compreensão. Comece com um livro ou dois. Existem pelo menos uma dúzia de bons livros disponíveis que tentam resumir um programa de MBA de dois anos em uma suave e fácil leitura. Um bom livro, seria o The Ten-Day MBA, um livro, em inglês, que oferece uma boa avaliação do fundamento de negócios:

The Ten-Day MBA: <%20http://www.harpercollins.com/books/9780060799076/The_TenDay_MBA_3rd_Ed/index.aspx>

A Step-By-Step Guide to Mastering the Skills Taught in America’s Top Business Schools, by Steven A. Silbiger (Collins, 2005)

Uma vez que seu grupo de gerência sênior (negócio) selecionou suas principais prioridades para o sistema de DW/BI e você quer aprender mais sobre isso, busque em livros que entram em detalhes sobre as áreas, sejam elas Marketing, vendas, finanças, promoções, manufatura, logística ou outras áreas funcionais. A este nível, é provavelmente mais valioso fazer um curso na área de assunto em particular em lugar de ler um livro. Um bom instrutor pode trazer experiência e perspectiva para o tópico, tirando de recursos múltiplos e adicionando exercícios, exemplos e anedotas. Você também consegue o benefício de interação com colegas. Se você não pode achar cursos relevantes nas universidades locais, academias, ou ensino especializado, experimente cursos on-line. Muitas instituições importantes oferecem cursos de MBA ou especialização on-line. Procure na Internet e você encontrará várias opções.

Construindo suas habilidades Interpessoais

Alguns argumentariam que habilidades interpessoais são até mais importantes que uma sagacidade nos de negócios. Desde o começo, alguém na equipe de DW/BI deve ser capaz de persuasivamente articular a visão e valor do sistema, seja um novo projeto ou realinhamento de um projeto existente. Antes de qualquer software venha a ser instalado, alguém da equipe deve fazer perguntas sobre objetivos e produzir respostas honestas, úteis sem assustar ou alienar os usuários de negócios. Felizmente, estas, também, são habilidades que podem ser aprendidas. Para dominar o fundamento das habilidades interpessoal e de relacionamentos, tente encontrar um bom livro, existem vários no mercado, tratando desse assunto. Na lingua inglesa, existem três clássicos:

Crucial Conversations: Tools for Talking When Stakes are High http://search.barnesandnoble.com/Crucial-Conversations/Kerry-Patterson/e/9780071401944

by Kerry Patterson, Joseph Grenny, Ron McMillan, Al Switzler (McGraw-Hill, 2002)

How to Win Friends and Influence People http://www.simonsays.com/content/book.cfm?tab=25&pid=499425&er=9780671027032

by Dale Carnegie (Simon and Schuster, 1936, revised 1981)

The Seven Habits of Highly Effective People http://www.stephencovey.com/

by Stephen R. Covey (Simon and Schuster, 1989)

Você precisará traduzir os conselhos oferecidos pelos livros para o seu ambiente de trabalho, para a sua situação, mas os princípios centrais e recomendações são comuns. Os princípios básicos, como demonstrar um interesse sincero pelos outros, escutando o que eles dizem, procurando uma solução onde todos sejam vencedores, são a fundação do sucesso interpessoal. Empregue estes princípios com o objetivo de construir uma relação positiva a longo prazo com seus usuários de negócios – uma relação baseada em transparência e confiança. Use, de forma sincera,  as técnicas descritas nestes livros. Se seu intento é manipular ou enganar, cuidado, seus esforços, com certeza, contra-explodirão no final das contas.

Construindo a habilidade de Falar em Público

Todo líder bem sucedido deve ser capaz de, eficazmente, se comunicar com grupos. Falar, ou se apresentar em público, envolve duas habilidades fixas: O ato privado de preparar a apresentação ou conteúdo propriamente dito, e o ato de apresentar esse conteúdo para o público. Ambas as habilidades fixas são tratadas extensivamente em vários livros sobre o assunto. Na lingua inglesa, apresentamos dois livros:

Presentation Zen: Simple Ideas on Presentation Design and Delivery http://search.barnesandnoble.com/Presentation-Zen/Garr-Reynolds/e/9780321525659

by Garr Reynolds (New Riders Press, 2008)

The Quick and Easy Way to Effective Speaking http://www.simonsays.com/content/book.cfm?tab=25&pid=404075

by Dale Carnegie (Simon and Schuster, 1961; dated but still useful)

Falar e se apresentar em público necessita de prática, mas fazê-lo no ambiente de trabalho pode ser difícil e assustador. Encontrar um lugar diferente, como uma sala de aulas ou outro grupo de pessoas pode ser bastante interessante e útil. Uma opção excelente e barata para desenvolver a habilidade de falar em público é a Toastmasters International <http://www.toastmasters.org/&gt;. Toastmasters é uma organização sem fins lucrativos com milhares de locais através do globo. Os clubes de anunciadores (Toastmasters Club) tipicamente têm de 20 a 30 sócios e eles se  encontram de  duas a quatro vezes por mês para uma ou duas horas de conversação. Os membros aprendem falando com o grupo e trabalhando com outros em um ambiente encorajador. O site da Toastmasters International pode ajudar a achar clubes próximos de você, porém, no Brasil, existem grupos apenas em Porto Alegre. Quem sabe não seria o momento de todos nós, interessados, montarmos os nossos próprios clubes…

Tente também: http://truques-dicas.com/como-falar-em-publico/

http://www.br.dalecarnegie.com/br_courses_subject_list.jsp?pageto=br_courses_subject_list.jsp&pagelink=Treinamentos&keycode=googzil09&courseSubject=PSPS_br&WT.srch=1&WT.mc_id=G_PubSpeak

http://www.reinaldopolito.com.br/portugues/default.php

http://www.falarempublico.com.br/

Existem também, numerosas empresas comerciais que fornecem um treinamento profissional para falar em público.

Construindo Habilidades de Comunicação Escritas

As comunicações escritas são outro pilar do conjunto de habilidades de comunicações. Muitas de nossas interações com os outros, se dão pela palavra escrita: e-mails, propostas, documentos de requisitos, e documentações em geral. A documentação compreende cerca de 40% de um sistema de DW/BI, e será uma das formas, se não a mais importante, de nos comunicaremos com a comunidade de usuários do negócio. A escrita pobre ou malfeita pode distrair o leitor e enfraquecer o valor e credibilidade da mensagem. Tente: 

http://www.mundoeducacao.com.br/educacao/desenvolvendo-uma-boa-escrita.htm

http://cursoabril.abril.com.br/servico/noticia/materia_267250.shtml

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=23758

Além de livros, existem centenas de Sites na Web que oferecem sugestões, dicas e guias de estilo, conforme os sites apresentados acima.

Não esqueça, a maioria do que você acha na Internet é, pelo menos, um ponto de partida para as melhores práticas na escrita. É difícil de fornecer a profundidade de conteúdo disponível em um livro ou sala de aula na Web, mas é um lugar fácil começar.

Prática, Prática, Prática

A Internet e livros são um bom ponto de partida, mas eles não são nenhum substituto para a prática. Estas são habilidades como quaisquer outras; Quanto mais você trabalhar nelas, tanto mais você aperfeiçoará suas habilidades. Toda vez que você se comunica com outra pessoa, tem uma ótima oportunidade para praticar suas habilidades interpessoais. Todo e-mail, documento, ou até comentários em seu código, apresentam uma chance de trabalhar na melhora de sua escrita. As oportunidades de praticar a fala em público estão à sua volta, mas elas precisam ser cultivadas um pouco. Peça um tempo em sua reunião semanal com a equipe, para apresentar alguma situação interessante que você enfrentou, e como a resolveu. Se ofereça para ministrar, aos usuários, um curso sobre o uso AD HOC das ferramentas de BI utilizadas. De fato, se você tomar isto seriamente – preparando bem, criando gráficos claros, e praticando… Até mesmo uma revisão de projeto é uma oportunidade para praticar suas habilidades de apresentação.

Pergunte a seu departamento de HR ou para seu gerente, por recomendações adicionais em recursos de comunicações. Caso exista e seja possível, solicite a eles, a participação da área de comunicações em sua apresentação, de forma a ser avaliado pelo pessoal externo ao projeto. Desse modo, você conseguira  crédito e será bem sucedido em seu projeto. Você também conseguirá um pouco de motivação externa.

Se você estiver animado com a possibilidade de melhorar sua perspicácia nos negócios, habilidades interpessoais, e habilidades na fala e escrita, você já esta a meio caminho do sucesso! Seu entusiasmo, empenho e motivação trarão grandes recompensas. Tente!

Até a próxima!

Publicado em Diversos. 2 Comments »

2 Respostas to “Profissionais de DW e BI – Melhorando Habilidades”

  1. Ana Says:

    Olá
    aproveitando estou com uma vaga para BI na Spring Wireless se houver interessados enviar e mail para ana@tiviati.com.br que encaminho perfil para verificação.
    att
    ana


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: