Armazenagem de Dados e Inteligência de Negócios

Diferença entre Armazenagem de Dados e Inteligência de Negócios…

filo01_Cartoonized_4Armazenagem de dados (Data Warehousing, Data warehouse, DW.) é combinar dados de múltiplas e, normalmente, varias origens em uma base de dados completa e de fácil manipulação. Acessos comuns a sistemas de armazenagem de dados incluem consultas (queries), análise e relatórios. Pelo fato da armazenagem de dados ser um único banco de dados final, podemos ter um grande número de dados de origem, que pode ser de qualquer tipo, desde que o sistema possa lidar com o volume, claro. O resultado final, contudo, são dados homogêneos, que podem ser mais facilmente manipulados.

A armazenagem de dados é comumente usada pelas empresas para analisar tendências com o passar do tempo. Em outras palavras, empresas podem usar a armazenagem de dados para visualizar o dia a dia das operações, mas sua função primária é facilitar o planejamento estratégico resultante das avaliações de dados em longo prazo. Para tais avaliações, modelos de negócios, previsões, e outros relatórios e projeções podem ser criados. Usualmente, em função dos dados armazenados em armazéns de dados serem planejados para fornecer visões, avaliações e relatórios, os dados são somente do tipo leitura. Se quisermos atualizar os dados armazenados, devemos tomar as devidas precauções, pois não podemos esquecer que em um DW temos ‘informações’ e não apenas ‘dados’. Isso não quer dizer que Armazenagem de Dados envolve apenas dados que nunca serão atualizados. Pelo contrário, os dados em um DW são atualizados constantemente, as ‘informações’ é que devem ser mantidas para as visões de longo e médio prazo. Daí o conceito de que os dados, em um DW, devem ser mantidos de forma histórica, ou seja, podemos atualizar um dado, mas tomando o cuidado de manter salvas as características deste dado antes da sua atualização.

A armazenagem de dados não será composto por ‘todos’ os dados de todos os sistemas da empresa, mas sim os dados necessários para as análises específicas. Não podemos esquecer que mais dados refletem mais capacidades de storage físico e, conseqüentemente, mais custos e mais gerenciamento.

Por conceito, podemos dizer que a armazenagem de dados, ou melhor, uma armazenagem de dados corporativos, é tipicamente usada pelas empresas que querem uma análise a conjuntos maiores de dados, com o propósito de atender a toda a corporação. As empresas que queiram analisar um único segmento de mercado teriam armazenado apenas os dados referentes a esse mercado, a esse assunto. Neste caso, usamos o conceito de Data Marts ou Dados do Mercado, que focam apenas um assunto específico. Ainda por conceito, podemos dizer que um Armazém de Dados é composto por vários Dados de Mercado, ou como dizemos, um DW é composto por vários DMs. Deste modo, uma empresa poderia ter à sua disposição os dois tipos de armazenagem: de dados corporativos e de dados de mercado, permitindo aos usuários escolherem os seus níveis e funcionalidades das consultas.

Armazenagem de dados e inteligência de negócios são duas condições que causam uma fonte comum de confusão, dentro e fora da TI (Tecnologia da Informação). Normalmente, armazenagem de dados se refere à tecnologia usada para criar um repositório de dados. A inteligência de negócios se refere às ferramentas e aplicações usadas na análise e interpretação de dados. A armazenagem de dados e inteligência de negócios cresceram substancialmente e a previsão é de contínuo crescimento no futuro.

A armazenagem de dados inclui duas ferramentas principais: Bancos de dados e hardware. Em um armazém de dados, existem múltiplos bancos de dados e tabelas de dados usadas para armazenar informações. Estas tabelas são relacionadas, umas às outras, através de chaves comuns.  O tamanho de um armazém de dados é limitado pela capacidade do hardware de armazenamento (Hard Disk).

O hardware requerido para um armazém de dados inclui um servidor, discos rígidos, e processadores. Na maioria das organizações, o armazém de dados é acessível via a rede ou Intranet compartilhada. Um arquiteto de dados normalmente é responsável por criar e instalar a, alem do projeto e administração dos processos de carga e atualização dos dados de origem.

Inteligência de negócios é um termo que costuma descrever ou definir um software analítico. A armazenagem de dados e soluções de inteligência de negócios podem trabalhar junto para fornecer e sustentar um painel de usuário (Dashboard) que oferece informações customizadas pelo usuário. O software utilizado em uma solução de inteligência de negócios, usualmente, inclui a habilidade de administrar grandes conjuntos de dados, criar consultas analíticas e gerar relatórios baseados nestas consultas. Um aspecto importante de qualquer solução de inteligência de negócios é a adequação para o uso.

A diferença principal entre armazenagem de dados e soluções de inteligência de negócios é o propósito. Um armazém de dados é projetado para possuir e manter os dados transacionais, enquanto a solução de inteligência de negócios é usada para acessar e revisar os dados, transformando-os em informações de apoio a decisão. Estas condições freqüentemente são usadas juntas, mas significam coisas diferentes.

O pessoal que trabalha com armazenagem de dados e ferramentas de inteligência de negócios deve ter, na medida do possível, uma combinação de habilidades de tecnologia da informação. Ele ou ela deve ser capaz de administrar e apoiar a tecnologia, sob ambas às perspectivas: Hardware e Software. O crescimento da armazenagem de dados e inteligência de negócios é devido à maturidade de soluções de tecnologia de negócios. Como as empresas possuem um acumulo maior de dados transacionais, sentem a necessidade crescente de obter um maior numero de informações analíticas baseadas nestes dados transacionais. Precisam de um caminho para acessar estes dados, de forma significativa, com acurácia e credibilidade. Estas ferramentas são usadas para criar informações que podem identificar tendências e ajudar a tomada de decisões, incrementando seus negócios.

Até a próxima!!

2 Respostas to “Armazenagem de Dados e Inteligência de Negócios”

  1. Armazenagem de Dados e Inteligência de Negócios | Data Power Team Says:

    […] por Carlos Alberto Lorenzi Lima (Blog do Lito) PermalinkPosted: Sep 06 2012Comments: 0 […]

  2. Arquiteturas OLAP | Data Power Team Says:

    […] por Carlos Alberto Lorenzi Lima (Blog do Lito) […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: