Características do BI

Uma interessante e simples descrição das Caracteristicas do BI, conforme texto no site da UTILSOFT.COM.BR  (http://utilsoft.com.br/utilbi/bi_caract_tecnicas.htm#Análise_Multidimensional).    

Tecnicamente o BI poderá ser melhor entendido, analisando a figura a seguir:

Base de Dados transacional 

As bases de dados transacionais contém todas as informações operacionais da empresa, tais como: cadastros de clientes, produtos, fornecedores, pessoal, representantes, movimentos de faturas, notas fiscais, documentos de cobrança, entradas e saídas de estoque, lançamentos financeiras, registros fiscais, lançamentos contábeis, eventos de pagamento, registro de serviços, atendimento a clientes, etc. Resumindo, são todas as informações históricas armazenadas ao longo do tempo de vida da empresa, geralmente imensos volumes de dados e muitas vezes,  espalhadas em várias fontes de dados.

ETL

Através de um processo conhecido como ETL (Extraction, Transform and Load, ou seja, Extração, transformação e carga), os dados dos sistemas de origens são extraídos, “limpos”, consistidos, unificados e carregados para um banco de dados, que podemos chamar de Data Warehouse. Os dados carregados neste banco de dados utilizam-se de uma modelagem de dados específica para grandes volumes e alta performance, diferentemente da base de dados transacionais controladas pelos sistemas transacionais ou ERP’s.

Data Warehouse (DW)

É uma arquitetura de Banco de Dados com informações de caráter Gerencial voltado para: Suporte à Decisão, Planejamento Estratégico, Análise do Comportamento de Clientes e Análise da Performance de Vendas. Funciona como um Provedor de Informações de uma Empresa ou Instituição, pois concentram todas as informações estratégicas e históricas, extraídas das bases de dados transacionais relativos aos Clientes, Produtos, Serviços, Fornecedores e Finanças. A proposta principal do DW é a democratização das informações para a área de Negócios, através do fácil acesso aos Dados para Análise.

OLAP (On-Line Analytical Processing)

É a tecnologia com recursos para disponibilização do suporte à Decisão e Estratégia de Negócio, obtendo de forma mais rápida, consistente e interativa uma variedade de visualizações possíveis da informação, facilitando a Análise Multidimensional. O resultado dessa pesquisa pode ser apresentado de forma gráfica ou em formato de planilha, com funcionalidades de drill-down e drill-up (navegação para dentro ou fora dos níveis hierárquicos das dimensões).

Análise Multidimensional

A análise Multidimensional é uma forma representativa do cruzamento de informações. Dimensão é uma unidade de análise, representa um Eixo Principal no Estudo dos Dados (Exemplo de dimensões numa Empresa: Produto, Tempo, Região).

Uma Dimensão pode possuir níveis hierárquicos. (Exemplo: A dimensão Região divide-se em Estados, que por sua vez divide-se em cidades ou em áreas de atuação, etc.).

Visão é o Cruzamento entre uma ou mais dimensões. (Exemplo: Estudo de um Produto ao longo do Tempo para uma determinada Região). Para melhor compreensão, tal análise é sempre associada a um Cubo, onde as arestas representam as Dimensões e cada célula representa um Indicador resultado de uma determinada Visão.

Por questões de performance, alguns Data Marts são construídos no formato Multidimensional, ou seja, pré-consolidando todas as células resultantes das visões.

 

Até a próxima!!!!

Uma resposta to “Características do BI”


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: