Características do Data Warehousing

Uma forma comum de apresentar o Data Warehousing é recorrer às suas características fundamentais (Inmon 2005)…

Orientado por assunto

Os dados são organizados por assunto pormenorizado, como vendas, produtos ou clientes, e contêm apenas informações relevantes ao suporte à decisão. A orientação por assunto permite que os usuários determinem não só como está o desempenho da empresa, mas também permite determinar o porquê deste desempenho. Um Data Warehouse difere de um banco de dados operacional no sentido de que estes, em sua maioria, são orientados por produto e ajustados para lidar com transações que atualizem o banco de dados. A orientação por assunto de um Data Warehouse proporciona uma visão mais abrangente da organização.

Integrado

A integração está bastante ligada à orientação por assunto. Os Data Warehouses devem colocar os dados de diferentes fontes em formato consistente. Para isso, devem enfrentar conflitos de nomenclaturas e discrepâncias entre unidades de medida. Espera-se que um Data Warehousing seja totalmente integrado.

Variável no tempo (série temporal)

Um Data Warehouse mantém dados históricos. Os dados não necessariamente mostram o status atual (exceto em sistemas em tempo real). Eles detectam tendências, variações, relações de longo prazo para previsão e comparações, o que leva à tomada de decisões. Há uma qualidade temporal para cada Data Warehouse. O tempo é uma dimensão importante à qual todo Data Warehouse deve oferecer suporte. Os dados de análise vindos de diversas fontes contêm diversos pontos de tempo (p. ex., visualizações diárias, semanais, mensais).

Não Volátil

Após os dados serem inseridos em um Data Warehouse, os usuários não podem alterar ou atualizá-los. Os dados obsoletos são descartados e as alterações são registradas como dados novos. Isso permite que o Data Warehouse seja ajustado quase exclusivamente para acesso a dados.

Características Adicionais

 Como características adicionais a um Data Warehouse, podemos incluir o seguinte:

Baseado na Web. Os Data Warehouses normalmente são criados para apresentar um ambiente informatizado eficiente às aplicações baseadas na Web.

Relacional/Multidimensional. Um Data Warehouse usa ou uma estrutura relacional ou uma estrutura multidimensional.

Cliente/Servidor. Um Data Warehouse usa uma arquitetura  cliente/servidor para proporcionar acesso fácil aos usuários.

Em tempo real. Os Data Warehouses mais novos mais novos oferecem acesso a dados e recursos de análise emtempo real, ou ativos (Para maiores dados, consulte Basu 2003; e Bonde e Kuchuk 2004).

Inclui Metadados. Um Data Warehouse contém metadados (dados sobre dados) acerca de como os dados estão organizados e como usá-los de forma eficiente.

Considerando que o Data warehouse é um repositório de dados, Data Warehousing é literalmente o processo inteiro (Watson 2002). Data Warehousing é uma disciplina que resulta em aplicações que oferecem capacidade de suporte à decisão, permite acesso imediato às informações de negócios e e cria insights de negócios.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: