Estudo de Caso – Toyota USA – Parte II – Conclusões.

O que podemos aprender com este estudo de caso? – Turban, Sharda, Aronson e King

Este caso ilustra uma situação típica no qual o fluxo de informação não pode arcar com as necessidades dos gerentes: as informações são atrasadas, às vezes , imprecisas e não são compartilhadas por todos. Os antigos sistemas não suprem a necessidade de tomar decisões rápidas, avaliar grandes quantidades de informação que podem ser armazenadas em diferentes locais…

A solução foi o uso da tecnologia de Business Intelligence que é baseada em um Data Warehouse e fornece uma vantagem estratégica.

Alterando os Ambientes de Negócios e o Suporte Computadorizado à Decisão

O caso Toyota ilustra como uma empresa global se destaca no mercado automotivo altamente competitivo. A Toyota, conhecida por suas técnicas pioneiras de gerenciamento manual, como Just In Time – JIT, passou de forma radical ao suporte computadorizado de suas operações. Para entender por que a Toyota e muitas outras empresas estão adotando o suporte computadorizado à decisão, que inclui o BI, apresentamos um modelo intitulado Pressões de Negócio, Reações Organizacionais e Suporte Computadorizado, exibido na figura 1.1 mais abaixo.

O modelo de pressões – reações – suporte de negócios

O modelo, como o nome já indica, é composto por três componentes, como mostrado na figura 1.1: as pressões de negócio – que resultam da atual atmosfera de negócios; as ações (reações) – que as empresas tomam para responder a essas pressões (ou para tirar proveito das oportunidades disponíveis no ambiente); e o suporte computadorizado – que facilita o monitoramento do ambiente e aprimora as ações de resposta realizadas pelas organizações.

Figura 1.1 Modelo de pressões – reações – suporte de negócios

 

O ambiente de negócios

O ambiente de negócios em que as organizações operam hoje em dia torna-se cada vez mais complexo (Huber:2003). Por um lado, tal complexidade cria oportunidades; por outro, cria problemas. Tome como exemplo a globalização. Atualmente, é possível encontrar fornecedores e clientes em muitos países com facilidade, o que significa que se pode comprar material mais barato e vender mais seus produtos e serviços: existem grandes oportunidades. Porém, a globalização implica uma concorrência maior e mais forte. Dividimos os fatores do ambiente de negócios em quatro grandes categorias: mercados, demandas do consumidor, tecnologia e sociedade. Elas estão resumidas na Tabela 1.1 mais abaixo.

Observe que a intensidade da maioria desses fatores aumenta com o tempo, gerando mais pressões, maior concorrência e assim por diante. Além disso, as organizações, ou certos departamentos dentro das organizações, lidam com orçamentos menores e pressão redobrada da alta administração para aumentar o desempenho e lucro. Neste tipo de ambiente, os gerentes devem demonstrar reações rápidas, inovação e agilidade. Vejamos como fazer isso.

Reações organizacionais: ser reativo, precavido, versátil e proativo

As organizações privadas ou públicas têm consciência do atual ambiente de negócios e suas pressões. Elas usam diferentes ações para responder às pressões. A TLS da Toyota, por exemplo, usa o BI para aprimorar a comunicação e dar apoio aos executivos em sua tarefa de saber exatamente o que acontece em cada área de operação, quase em tempo real. Ela também usa o sistema para ter uma melhor colaboração com seus parceiros comerciais. Através disso, pode cortar gastos e melhorar a satisfação do cliente. Outras ações realizadas pelos gerentes podem incluir:

  • Emprego de planejamento estratégico
  • Uso de modelos de negócios novos e inovadores
  • Reestruturação de processos de negócios
  • Participação em alianças de negócios
  • Aprimoramento dos sistemas de informações corporativas
  • Aprimoramento das relações de parceria

Tabela 1.1 Fatores do ambiente de negócios que criam pressão nas organizações

Até a próxima!!!!!!

2 Respostas to “Estudo de Caso – Toyota USA – Parte II – Conclusões.”

  1. Marcio Lima Says:

    Muito bom Lito.
    Parabéns pela iniciativa.
    Marcio Lima


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: