Estudo de Caso – Lexmark International

Apresento mais um estudo de caso, compilado de MicroStrategy, Success Story: Lexmark, 2006, apresentado por Turban, Sharda, Aronson e King.

A Lexmark International é um fabricante global de produtos e soluções de impressão. Conta com cerca de 12 mil funcionários e mais de 50 escritórios de vendas em todo o mundo. Milhares de parceiros comerciais vendem produtos Lexmark em mais de 160 países.

Problema

Por estar em um setor extremamente competritivo, a Lexmark necessita de informações detalhadas, precisas e oportunas para o suporte à decisão e a implementação de estratégias. Isso ganha uma importância particular quando se trata do fluxo de dados entre Lexmark e seus parceiros no varejo. As informações mais expressivas são sobre volumes de vendas em todos os lugares e níveis de estoque. O sistema antigo era lento, ineficiente e cheio de erros. Os problemas ocorriam tanto com fluxos provenientes dos parceiros quanto com o fornecimento de dados. Após o fornecimento dos dados, os resultados com freqüência eram copiados de planilhas e colados em relatórios; o processo normalmente levava quatro dias ou mais para produzir respostas a perguntas comuns de negócios. Os representantes de vendas que trabalhavam externamente tinham de conectar-se à intranet. Uma vez estabelecida a conexão, os analistas e os representantes de vendas tinham de escrever consultas em SQL e navegar pelo mainframe para gerar relatórios à gerência, alguns dos quais eram baseados em dados imprecisos, de uma semana atrás.

Solução

A Lexmark implementou uma solução de BI da MicroStrategy. A aplicação é uma adaptação de BI para o varejo, conhecida hoje como Retail BI System. Este sistema permite que compradores, analistas financeiros, analistas de marketing, gerentes regionais, comerciantes e representantes de vendas externos analisem os dados de vendas e estoques a partir de seus computadores ou dispositivos móveis. O sistema, alimentado por Data Warehouse da IBM, oferece aos usuários a capacidade de acompanhar o desempenho de vendas e os níveis de estoque de cada produto Lexmark, em milhares de lojas espalhadas pelo mundo. O software contém um número de ferramentas de relatório e analise, incluindo relatórios com mais de 50 modelos estatísticos e técnicas de visualização. Ao utilizar o sistema, a comunidade de usuários da Lexmark pode responder instantânea e facilmente a consultas como:

  • Quais são os níveis semanais de vendas e estoque em cada uma das lojas de um cliente específico pelo país;
  • Quem foram os principais vendedores de determinado produto no varejo na semana passada, no mês passado ou neste final de semana comparado ao final de semana passado;
  • Considerando uma dada loja que repassa à Lexmark dados de vendas e estoque por intercâmbio eletrônico de dados (EDI), quais são os níveis de estoque de um determinado produto campeão de vendas.

Resultados

A Lexmark informou que os tomadores de decisão agora têm informações oportunas, precisas e detalhadas. O novo sistema ajudou a identificar oportunidades de vendas, aumentou a fidelidade dos parceiros, eliminou problemas de estoque e fez a lucratividade crescer. Por exemplo, quando a empresa identifica que um determinado ponto de varejo está prestes a vender suas últimas impressoras de um modelo, um alerta automático é enviado ao gerente da loja e, dentro de algumas horas, é feito um pedido de reposição, o que evita a falta de estoque. No geral, foram recuperadas 100 vendas potenciais perdidas. As lojas gostam da Lexmark devido a este serviço, o que a torna um fornecedor preferido.

Quase todos os funcionários da Lexmark usam este serviço. Os trabalhadores novos usam as informações para melhorar a forma como trabalham. Os gerentes podem entender melhor as tendências de negócios e tomar decosões estratégicas apropriadas. Eles têm um entendimento mais completo das demandas do consumidor por país ou loja, e, assim, podem decidir melhor sobre aspectos como precificação e promoções. Além disso, os serviços aos clientes a aos parceiros tiveram uma grande melhoria.

O que podemos aprender?

O caso da Lexmark indica a necessidade de realizar coleta e análise das informações, que podem estar em centenas de lugares, e de fazê-lo de forma pontual. As informações também precisam ser distribuídas rapidamente. Isso pode ser conseguido das seguintes maneiras:

  • Criação de um Data Warehouse que integra e padroniza dados provenientes de muitas fontes e locais;
  • Uso de software que permite fácil consulta dos dados de qualquer local, a qualquer momento;
  • Uso de software para preparar e distribuir relatórios;
  • Uso de software de BI para realizar várias análises nos dados, visando descobrir oportunidades ou problemas e encontrar soluções e tendências;
  • Uso de software de BI para alertar gerentes e outros;
  • Descoberta do status de vendas e estoques de forma rápida e precisa (ou seja, usando relatórios de status).

Estes recursos são comuns nas atividades realizadas com software de análise de Business Intelligence. São chamados de Análise de Negócios (BA – Business Analytics).

Até a próxima!

Uma resposta to “Estudo de Caso – Lexmark International”

  1. Kaueê Stracke Says:

    Olá boa tarde, você poderia me disponibilizar mais material sobre este estudo de casso? estou fazendo TCC e meu tema eé Inteligência Competitiva, e eu gostaria de analisar uma empresa que obteve sucesso com o uso de BI agregado à Inteligência Competitiva, se puder ajudar serei muito grato. Obrigado.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: